domingo, 10 de maio de 2009

Verdão passa susto, coloca titulares em campo e vira em cima do Coxa

Keirrison entra no segundo tempo, marca o gol da virada palmeirense e acaba com jejum que durava quatro jogos

Ortigoza, que começou como titular, leva o Palmeiras ao ataque no Palestra Itália
De virada, e graças a seus titulares, o Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 1, na noite deste sábado, no Palestra Itália, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo mandou a campo um time misto, e o Coxa levou a melhor. Na etapa final, com seus melhores jogadores, o Verdão foi para cima e só sossegou quando conseguiu a virada. Keirrison, que não marcava havia quatro partidas, garantiu a vitória.
Pelo Brasileirão, as equipes voltam a campo no próximo fim de semana. Sábado, o Coritiba recebe o Santo André no Couto Pereira, às 18h30m, enquanto o Palmeiras vai a Porto Alegre no domingo, quando enfrenta o Internacional no Beira-Rio, às 16h. Mas durante a semana os dois alviverdes têm jogos decisivos em competições distintas.
O time paulista enfrenta o Sport na Ilha do Retiro, terça-feira, às 20h15m, na partida de volta pelas oitavas de final da Taça Libertadores - no primeiro confronto, venceu por 1 a 0, resultado que o permite jogar pelo empate para avançar na competição sul-americana, ou até mesmo perder por um de diferença, desde que balance a rede adversária. Os pernambucanos precisam vencer por dois gols de diferença, e se houver placar igual ao do Palestra Itália a decisão será nos pênaltis.
No mesmo dia, às 19h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a equipe paranaense faz a primeira partida contra a Ponte Preta pelas quartas de final da Copa do Brasil, competição que vale uma vaga na Libertadores. O segundo e decisivo jogo está marcado para o dia 19, às 20h30m, no Couto Pereira.

Coxa abre o placar no Palestra

Como a Conmebol voltou atrás, mantendo o jogo contra o Sport para terça-feira, depois de ter adiado o confronto para quarta, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu poupar seus titulares na estreia no Brasileiro. Danilo, Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Keirrison começaram no banco, e o goleiro Marcos sequer foi relacionado para a partida.
Mas o mistão do Verdão começou quente, criando jogadas principalmente pelo lado direito, com Willians, que se posicionava às costas de Carlinhos Paraíba e conseguia chegar à linha de fundo com facilidade. Faltava, porém, capricho aos atacantes. Aos 30, Ortigoza perdeu uma grande chance. O paraguaio entrou livre na área, pela direita, e chutou firme de pé direito, mas em cima do goleiro, que espalmou.
O Coritiba, apesar da pressão adversária, não ficou acuado. Com Marcelinho Paraíba aberto pela direita, e Marcos Aurélio atuando como um ponta-esquerda, o Coxa tinha espaço e saía em contra-ataques. Assim, o time paranaense, aos poucos, foi entrando na área palmeirense, até que, aos 33, conseguiu o gol. Carlinhos Paraíba cruzou na área na direção de Márcio Gabriel, que acabou derrubado por Jefferson. O lateral-esquerdo do Verdão tentou cortar, se atrapalhou, e acabou atingindo o adversário. Pênalti que Marcelinho Paraíba bateu bem, no canto direito do goleiro Bruno.
Imediatamente após sofrer o gol, o Palmeiras tentou armar uma blitz para conseguir o empate, mas novamente voltou a perder chances claras. Aos 44, Jefferson desceu pela esquerda e cruzou para Marquinhos. Sozinho, o atacante cabeceou para o chão, mas a bola foi para fora.

Com titulares, Verdão reage e vira

Como o primeiro tempo do Palmeiras não foi o esperado, Luxemburgo resolveu não arriscar e mandou três titulares a campo: entraram Diego Souza, Cleiton Xavier e Keirrison. Como era de se esperar, com esse trio o Verdão foi outro. O time passou a ter a posse de bola no meio e correção nos passes, com Cleiton Xavier, e agressividade no ataque, com Diego e K9. Desde os primeiros minutos, o Palmeiras apertou, pressionou, mas o gol demorava a sair.
Em quatro minutos, o goleiro Vanderlei já havia feito duas boas defesas. Na primeira, ele ganhou de Keirrison na dividida. Na segunda, mandou para escanteio uma cobrança de falta de Diego. A bola entraria no ângulo. A pressão era tamanha que o Coxa sucumbiu aos 24. Cleiton Xavier acertou excelente lançamento para Jefferson, que desceu pela esquerda e cruzou para Willians só empurrar para o gol. O atacante palmeirense ficou tão empolgado com o gol que tirou a camisa para comemorar, e ela acabou caindo no fosso. O jogador acabou levando cartão amarelo pelo lance insólito.
Quando era melhor e caminhava para virar a partida, o Palmeiras acabou perdendo um jogador. William se machucou e não pode ser substituído, pois Luxa já havia feito três trocas. Mesmo caindo de produção, o Verdão ainda seguia em cima e conseguiu a virada aos 43, com Keirrison. O artilheiro recebeu livre pela esquerda e tocou na saída do goleiro Vanderlei, voltando a marcar depois de pouco mais de 360 minutos de jejum..

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário